
Igreja Anglicana Reformada do Brasil | IARB
REFORMED ANGLICAN CHURCH OF BRAZIL

DOUTRINAS
Em que cremos
A Igreja Anglicana Reformada do Brasil é uma jurisdição da santa, una, católica e apostólica igreja de Jesus Cristo, estamos arraigados na “fé que uma vez foi dada aos santos” (Jd 1.3), e tendo compromisso com o deposito apostólico declaramos nossa fé católica, pois essa é a fé de sempre. Caminhando sob a ortodoxia cristã, recebemos com o coração grato o consenso dos antigos pais da Igreja, observando seus ensinamentos enquanto os mesmos estão alinhados com a doutrina bíblica.
A Bíblia, o Antigo e Novo Testamento é o crivo autoritativo no qual obtemos toda a sã doutrina, e é suficiente em todas as coisas correlacionadas a salvação do Homem. Compreendendo que a bíblia é a irrefutável e inerrante Palavra de Deus (Sola Scriptura), temos um compromisso confessional com a herança reformada inglesa dos séculos 16 e 17, onde homens como Thomas Cranmer, Nicholas Ridley, Hugh Latimer, Mathew Packer, John Jewel, Richard Hooker e tantos outros na era Eduardiana e Elizabetana trabalharam arduamente para que o anglicanismo tivesse em sua identidade doutrinária um caráter protestante e reformado.
Estamos arraigados no espectro Católico Reformado, e quando dizemos católico não estamos falando da Igreja Romana (ICAR), mas, estamos falando da Igreja de todos os tempos e lugares (Universal) e quando dizemos reformado, estamos a dizer que fazemos parte do movimento protestante da reforma reformada, bebemos dos grandes teólogos desse movimento, a exemplo Heinrich Bullinger, João Calvino, Peter Vermigli, Martin Buccer e Martinho Lutero (este o líder da reforma luterana), esses grandes Homens de Deus influenciaram substancialmente os reformadores anglicanos que consequentemente influenciou os nossos formulários doutrinários a saber: Os Trinta e Nove Artigos de 1571, o Livro de Oração Comum de 1552/1662 e os Dois Livros das Homilias de 1571. Bebendo dos muitos reformadores continentais, assim como o calvinismo e zwinglianismo o anglicanismo no final no século 17 se consolidou como mais uma corrente dentro do espectro reformado, integrando assim, a família das igrejas reformadas.
Rechaçamos o papismo/romanismo e as doutrinas advindas da reforma radical que em vão acredita que a igreja de Cristo começou a 500 anos atrás.
Reafirmamos a supremacia das Sagradas Escrituras e á expomos de forma enfática nos nossos documentos confessionais, buscando a unidade na doutrina e vida comunitária.
CONFESIONALIDADE
Quais são os documentos confessionais da Igreja Anglicana Reformada do Brasil?
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O Livro de Oração Comum - 1552/1662 (LOC)
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O Livro das Homilias - 1571
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Os Trinta e Nove Artigos da Religião - 1571
Reconhecemos também...
O breve resumo da fé anglicana exposta no Quadrilátero de Lamberth - 1888
1. As Santas Escrituras do Antigo e Novo Testamentos, como “contendo todas as coisas necessárias para a salvação”, e como sendo a regra e o padrão final de fé.
2. O Credo dos Apóstolos, como o Símbolo Batismal, e o Credo Niceno, como suficiente declaração da fé Cristã.
3. Os dois Sacramentos ordenados pelo próprio Cristo – o Batismo e a Ceia do Senhor – administrados pelo uso regular das palavras de Cristo que os instituiu e dos elementos por Ele ordenados.
4. O Episcopado Histórico, adaptado localmente nos métodos de sua administração para as variadas necessidades das nações e povos chamados por Deus na Unidade de Sua Igreja.
Somos uma igreja comprometida com a verdade que é as Escrituras Sagradas, observando-a através da tradição cristã, por intermédio da razão fazendo-nos assim autenticamente evangélicos dentro de nossa teologia e prática pública.
REFORMADOS
Somos fielmente reformados, pois compreendemos que a reforma foi um reacender das antigas doutrinas da graça recolocando a bíblia no seu devido lugar que é centro da vida da igreja, e esse momento foi e ainda é importante hoje, principalmente por reafirmar o consenso dos santos Pais da Igreja no que cerne a interpretação e seus ensinamentos e doutrinas inegavelmente bíblicas.
The Five Solas
Os Cinco Solas da Reforma Protestante, também conhecidos como "as cinco solas," são cinco princípios fundamentais que sintetizam a mensagem da Reforma Protestante. São eles: Sola Scriptura, Sola Fide, Sola Gratia, Solus Christus e Soli Deo Gloria. Em português, significam, respectivamente: Somente a Escritura, Somente a Fé, Somente a Graça, Somente Cristo e Glória Somente a Deus.
Elaboração:
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1. Sola Scriptura (Somente a Escritura):
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A Bíblia é a autoridade suprema em matéria de fé e prática cristã. O conceito central é que a palavra de Deus, como revelada nas Escrituras, é a fonte definitiva para a vida cristã.
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2. Sola Fide (Somente a Fé):
A salvação é alcançada apenas pela fé em Jesus Cristo, e não por meio de obras ou merecimentos. A fé é vista como um dom de Deus, que permite que as pessoas aceitem a graça de Deus.
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3. Sola Gratia (Somente a Graça):
A salvação é um presente gratuito de Deus, oferecido pela sua graça. A graça é o favor imerecido de Deus, que nos permite alcançar a salvação.
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4. Solus Christus (Somente Cristo):
Jesus Cristo é o único mediador entre Deus e os homens, e a salvação só é encontrada através dele. Cristo é o centro da fé cristã, e a salvação é alcançada por meio do seu sacrifício na cruz.
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5. Soli Deo Gloria (Glória Somente a Deus):
Toda a glória pertence a Deus, e todas as coisas devem ser feitas para a sua glória. A vida cristã deve ser vivenciada com o foco em Deus e na sua glória.
Em resumo, os Cinco Solas da Reforma defendem que a salvação é um ato de Deus, que acontece por meio da fé em Jesus Cristo, como revelado na Bíblia, e que a glória deve ser dada somente a Deus.

AUTORIDADES DOUTRINAIS DA IGREJA ANGLICANA REFORMADA DO BRASIL
Esta Igreja é uma jurisdição da Santa Igreja Católica, unida pela Fé em Cristo. Ele é a Cabeça da Igreja, sendo a Igreja o Seu Corpo, portanto JESUS tem autoridade sobre todas as coisas da Igreja. Assim, reconhecemos a unidade essencial que todos têm pela mesma Fé, e estão unidos à Única Cabeça Comum e Divina. Portanto, fazemos a seguinte
DECLARAÇÃO DE PRINCÍPIOS
I. Esta Igreja mantém “a fé uma vez entregue aos santos”, e declara sua crença nas Sagradas Escrituras do Antigo e Novo Testamento, como a Palavra de Deus, sendo autoridade máxima em questões de Fé, Doutrina e Prática; nos Três Credos “comumente chamados de Credo Apostólico, Niceno Constantinipolitano e Atanasiano”; na instituição Divina dos Sacramentos do Batismo e da Ceia do Senhor; e nas Doutrinas da Graça substancialmente, como são expostos nos Trinta e Nove Artigos da Religião como estabelecido pelos reformadores em 1571 e nos chamados Sermões e Homilias para serem lidos na Igreja, também de 1571.
II. Esta Igreja reconhece e adere ao Episcopado Histórico, não como um Direito Divino, mas como uma forma muito antiga, bíblica e desejável de governo da Igreja
III. Esta Igreja mantém uma liturgia que não deve ser repressiva a liberdade na oração; tendo então como liturgia e doutrina “Lex orandi, Lex credenti”: O Livro de Oração Comum, como estabelecido em 1662, e reservando a liberdade plena para alterar, abreviar, ampliar e emendar o mesmo, como possa parecer mais idôneo para a edificação do povo, “previsto que a substância da fé seja mantida inteiramente”.
IV. Esta Igreja CONDENA e REJEITA os seguintes erros e doutrinas alheias, como contrárias à Palavra de Deus,
PRIMEIRO, Que a Igreja de Cristo existe apenas em uma ordem ou forma de governo eclesiástico;
SEGUNDO, Que os Ministros Cristãos são “sacerdotes” em outro sentido diferente daquele em que todos os crentes são “um sacerdócio real”;
TERCEIRO, Que a Mesa do Senhor é um altar em que a oblação do Corpo e o Sangue de Cristo são oferecidos de novo ao Pai;
QUARTO, Que a Ceia do Senhor seja meramente um memorial simbólico e que a Presença real de Cristo na Ceia seja por TRANSUBSTANCIAÇÃO ou CONSUBSTANCIAÇÃO;
QUINTO, Que o Batismo não seja um meio de graça.
Em conformidade com a liberdade dada no Artigo III desta Declaração de Princípios, esta Igreja aceita o Livro de Oração Comum da Igreja Anglicana como estabelecido pelos reformadores ingleses (1662).
Esta Igreja, como uma Igreja Protestante e Reformada, vem reafirmar o seu testemunho constante contra todas as inovações em doutrina e culto, pelos quais a fé primitiva tem sido desfigurada ou superposta ao longo do tempo, e que foram repudiadas e rejeitadas na Reforma.
Esta Igreja manterá comunhão com todas as Igrejas Cristãs, e ajudará avançar tal comunhão entre todos os cristãos, na medida em que se encontre, paz, quietude e amor.


DECLARAÇÃO DE PRINCÍPIOS
Igreja Anglicana Reformada do Brasil - IARB